A importância da esterilização dos materiais na odontologia

Ana Tavares

Quando entramos na sala do dentista, a nossa mente está tão focada no receio ao próprio médico ou ao tratamento que vamos realizar, que nem nos lembramos de mais nada.

Mas quando nos sentamos nessa cadeira, há já todo um processo feito, pronto para nos receber nas melhores condições.

Quando nos sentamos na cadeira do dentista, a realidade é que nem nos lembramos da importância que as auxiliares de dentista têm no processo de esterilização dos materiais utilizados pelas clínicas.

Pois bem... entre outras coisas, as auxiliares de dentista são as responsáveis pela esterilização dos instrumentos utilizados nos tratamentos dos pacientes.

Tudo o que estiver em contacto com a nossa boca deverá passar por um elevado nível de esterilização, caso contrário correremos o risco de contaminação por bactérias da cavidade oral.

Este cuidado é imprescindível para que germes, bactérias e vírus alocados nos equipamentos utilizados sejam mortos pois, como sabemos, são vários os microorganismos que nos podem causar problemas de saúde.

Para evitar estes problemas, e sabendo que são recorrentes, se não houver um bom processo de desinfecção e esterilização dos materiais usados num tratamento dentário, ao terminar o atendimento de cada paciente, a auxiliar separa os materiais que foram utilizados, para que estes sejam lavados e, posteriormente, esterilizados.

Na Dental Plus, praticamos os mais rigorosos protocolos de esterilização e assepsia de todos os materiais usados, através da utilização dos melhores equipamentos tecnológicos desenvolvidos para o efeito.

Para que melhor perceba este processo, que é vital nos nossos tratamentos, deixamos-lhe aqui o processo que a Dental Plus pratica na desinfecção dos materiais, assim como os equipamentos utilizados:

• a cuba ultra-sónica;
  • a lavagem na máquina;
  • a seladora de mangas;
  • o autoclave (alto vácuo).

Assim, da próxima vez que entrar num consultório da Dental Plus, em vez de pensar no “pavor” adjacente, pense antes que está nas mãos de uma equipa que preparou tudo cuidadosamente para Si pois, afinal, o seu sorriso está sempre em primeiro lugar e a sua segurança também!