A importância da limpeza dentária - PROFILAXIA

Dra. Karen Sanchez

Sabe quais as razões para realizar consultas de Saúde Oral a cada seis meses?

Nós explicamos-lhe tudo!

Manter a saúde oral em dia, tal como todos nós sabemos, requer alguns cuidados diários tais como, a escovagem dentária assim como, o uso de fio dentário. No entanto, mesmo aplicando os mais corretos cuidados dentários: uma boa técnica de escovagem, utilização do fio dentário, e a aplicação do elixir antisséptico, acabam sempre por ficar algumas bactérias que se acumulam na superfície dos dentes e no sulco gengival, formando a placa bacteriana que apenas pode ser removida por profissionais, através de um procedimento clínico, denominado raspagem, que deverá ser realizado a cada 6 a 12 meses.

Apesar destas ações, mais “elementares”, ninguém está imune à acumulação de placa bacteriana, que quando endurece forma o tártaro ou cálculo dental. Para evitar estas situações, a limpeza dentária é, cada vez mais, um procedimento fundamental para a manutenção de uma ótima Saúde Oral.

Ao realizar a profilaxia semestral ou anual (depende das recomendações do seu dentista), pode evitar e controlar a proliferação das bactérias na formação da placa bacteriana, assim como uma eventual formação de tártaro, ou formação de cáries, que podem afetar os nervos dos dentes, evitando, desta forma, problemas que poderão passar por uma pequena cárie ou gengivite, ou, em casos mais graves, a uma periodontite, doença que pode levar à perda dos dentes.

A limpeza dentária, ou profilaxia dental, é um procedimento simples que consiste na remoção do tártaro dental, através de aparelhos próprios, para remoção das manchas (se existirem) e da placa bacteriana, através do polimento das superfícies dos dentes. Quando necessário, é ainda utilizado um jato de bicarbonato para ajudar na remoção da placa bacteriana.

Por estas razões, e a pensar no bem-estar dos nossos clientes, por forma a que eles mantenham uma boa Saúde Oral, a Clínica Dental Plus irá promover a semana de profilaxia, para que mais rapidamente possa agendar a sua consulta e divulgar o seu melhor sorriso!

Não se esqueça que o Seu sorriso é tudo!